Notícia e Imagem https://cm-seia.pt/casa-da-cultura/filarmonias-banda-academia-de-santa-cecilia-s-romao/
A Banda Academia de Santa Cecília (São Romão) sobe ao palco do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura dia 15 de setembro, no âmbito da terceira edição do projeto municipal FILARMONIAS.
O concerto será acompanhado pelas alunas de canto da ACR Music & voices, Célia Oliveira e Daniel Tadeu e incidirá sobre o tema os “60 anos do Festival da Canção”, contando com um reportório variado de músicas que fazem parte da história do festival da canção, desde as mais antigas às mais recentes.
Segundo registos históricos em 1860 existia a União Filarmónica de São Romão, com referência a diversas atuações e registos da época, inclusive a receção do Rei D. Carlos na sede do concelho. Contudo foi a 16 de outubro de 1951, por iniciativa do Comendador Evaristo Martins Nogueira que com o novo pároco Rev. Padre Jose Moreira Martinho, fundadores e grandes beneméritos desta Associação e da terra, acompanhados pelo Sr. Alberto Fig. Oliveira e António Maximiano Guimarães, que se deu a sua fundação como Academia de Santa Cecília. Comemora em 2024 o seu 73.º Aniversário.
Desde 1951 a Academia de Santa Cecília, conta no seu historial com inúmeras atuações, concertos na rádio e televisão com destaque nos programas Praça da Alegria e Festa é Festa, participações em intercâmbios no país, na Madeira e em 2003 e 2019 em França, em Domfront-en-Poiraie, Normandia, obtendo, nos seus concertos, sempre grandes elogios.
Hoje, a Academia de Santa Cecília de São Romão, tem cerca de 40 elementos, distribuído por idades entre os 10 e 77 anos, sendo os jovens mais de 2/3 dos componentes.
A regência encontra-se a cargo do Maestro João Carlos Martins da Cruz, licenciado em Professores de Educação Musical do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Coimbra.
O projeto “Filarmonias”, criado em 2022 pelo Município, tem como objetivo divulgar e valorizar as cinco coletividades musicais do concelho. Estas bandas filarmónicas, muitas delas centenárias, desempenham um papel essencial na formação musical e na vida cultural das comunidades locais.
A edição de 2024 do projeto “Filarmonias” teve início a 24 de abril com a Banda Torroselense Estrela D’Alva, seguido do concerto da Sociedade Musical Estrela Da Beira, a 20 de julho. A somar à atuação da Academia de Santa Cecília de São Romão, que acontece a 15 de setembro, sobem ao palco do Cineteatro a Filarmónica 1.º de Janeiro de Carragozela, no dia 27 de outubro, a Banda Torroselense Estrela D’Alva, a 17 de novembro e, encerrando esta edição, a Sociedade Recreativa Musical Loriguense a 8 de dezembro.
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.