Home  ›  Destaques  ›  Rota do Rancho regressa a Viseu, nos dias 25, 26 e 27 de outubro

Rota do Rancho regressa a Viseu, nos dias 25, 26 e 27 de outubro

Viseu  /  2024-10-21

$titulo

Notícia e Imagem CMVISEU https://www.cm-viseu.pt/pt/noticias/rota-do-rancho-regressa-a-viseu-nos-dias-25-26-e-27-de-outubro-para-celebrar-esta-iguaria-beira/

Em 2024, ano em que a cidade de Viseu foi distinguida com o prémio "Destino Gastronómico do Ano 2023”, a Câmara Municipal de Viseu e a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), em parceria com o Regimento de Infantaria Nº14, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, a Viseu Marca e a Notch, voltam a promover o tradicional evento "Rota do Rancho”.

De 25 a 27 de outubro, o conceituado prato de Viseu terá um lugar especial nas ementas de 50 restaurantes, que convidam viseenses, visitantes e turistas a degustar esta iguaria típica da região, sem esquecer o acompanhamento à mesa dos belos vinhos do Dão. Além dos restaurantes aderentes, será possível degustar estas iguarias no Mercado 2 de Maio, bem como conhecer histórias ligadas a este prato.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, esta é "mais uma oportunidade de valorizar e promover a nossa cultura e identidade gastronómica, que tanto nos orgulha enquanto comunidade beirã. É ainda o momento certo para turistas e viseenses confirmarem o motivo pelo qual fomos distinguidos com o prémio ‘Destino Gastronómico do Ano’”. 

Na sexta-feira, dia 25, às 18 horas, o evento abrirá portas, no Mercado 2 de Maio, com um momento especial de reconhecimento aos operadores de restauração que aderiram a esta "rota”, seguido de um brinde oficial.

No espaço made by Notch, que ocupará o centro do piso inferior do Mercado, o Chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, distinguido com Estrela Michelin, e o artista e Chef Miguel Gameiro comandarão a cozinha, pelas 18H30, para confecionar o tradicional rancho. À noite, pelas 21H30, o palco do 2 de Maio voltará a brilhar com o concerto de Miguel Gameiro, de entrada livre e gratuita.

Miguel Gameiro frequentou um curso de hotelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e estudou no Instituto Culinário Alain Ducasse, tendo estagiado com alguns dos melhores chefs do mundo em Paris.

Já no sábado, dia 26 de outubro, o evento gastronómico propõe uma degustação, às 12 horas, do famoso rancho, confecionado pelo Regimento de Infantaria N.º 14. 

Além das histórias, demonstrações e degustações, a tarde de sábado oferecerá duas conversas enriquecedoras, alusivas à temática do rancho e dos vinhos do Dão, com um grupo de Confrarias. A primeira, às 15H30, será com a Confraria Enófilos do Dão, abordando o tema "Harmonização do Rancho com os Vinhos do Dão”; já a segunda, pelas 17 horas, será realizada pela Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco e intitula-se "A História do Rancho”. Estes momentos serão abertos a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.

Ainda no sábado, pelas 16 horas e as 18 horas, o piso inferior do Mercado 2 de Maio receberá o DJ Arede para um sunset especial e inesquecível. Já pelas 21H30, o DJ Gaiteirinho levará o público a viajar pelos sons da World Music e Folk.

No domingo, terceiro e último dia da Rota do Rancho, o Mercado abrirá as suas portas às 12 horas, com a Associação Gastronómica do Rancho da Póvoa de Sobrinhos, que ficará responsável pela confeção e degustação do rancho. 

Pelas 15H30, a Comissão Vitivinícola do Dão proporcionará o workshop "Vinhos do Dão para comidas de conforto”, realizado por David Teixeira, de forma a que todos os interessados possam aprender conceitos básicos da enologia, incluindo como escolher o melhor vinho para as chamadas "comidas de conforto”. Também o workshop será de entrada livre e gratuita. A música estará a cargo do Adfectus, que encerrará o evento com chave d’ouro.

Durante o evento, será ainda possível saborear os néctares do Dão, uma vez que estarão presentes diversos produtores e quintas do Dão, que proporcionarão vendas de vinho a copo no espaço "Entre Aduelas”. 

Este espaço funcionará no dia 25, entre as 18 e as 22 horas; no dia 26, entre as 12 e as 22 horas; e no dia 27, entre as 12 e as 17 horas.

"Estes eventos, além de valorizarem as gentes e os produtos locais, permitem enriquecer a nossa cultura gastronómica, e, por sua vez, também atraem turistas em busca de experiências autênticas e sabores únicos. Ao promover esta iguaria, fortalecemos a identidade da região e criamos novas oportunidades para o desenvolvimento económico e turístico", realça a Vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal, Leonor Barata. 


Partilhe em

 

 

publicidade Aguas do Douro e Paiva